David Lucas sobre bullying: 'Não tente fazer justiça com as próprias mãos'.

Para quem vê o Orelha (David Lucas) atazanando a vida de seus colegas, principalmente do Rafa (Rodolfo Valente), certamente já sentiu raiva do personagem de Malhação. A implicância do nerd já gerou muito bafão, dentro e fora do colégio Quadrante. Ao longo da trama, conhecemos um pouco do passado do garoto, muito zoado na infância, e vimos também a ausência constante de seus pais. David Lucas, que dá vida ao personagem, bateu um papo com o site e falou sobre o que acha desse mal tão comum nas escolas, mas que deve ser combatido: o bullying.

O que é bullying para você?
Ninguém é a favor do bullying. Quando você tá com seus amigos brincando, quando essa brincadeira é aceita por todos, em que não haja ofensa, é muito legal. Quando começa a ofender alguém, e esse alguém não quer mais que a brincadeira continue, e nada é feito, vira bullying. Deixa de ser brincadeira e passa a ser falta de respeito. Eu sou radicalmente contra isso e acho péssimo. Quem faz deve ser punido e existem várias maneiras: pedindo desculpas, se retratando, sendo expulso do colégio. É preciso que tomem uma atitude, sim.

Você já viu gente fazendo bullying?
Já vi, sim. Muitas vezes. Como reagiu a isso? Nessa hora, não só eu como meus amigos também, demos um toque na pessoa, pra ela parar com aquilo. Quando continuaram com a ‘brincadeirinha’, tomei a atitude de falar com diretor, professores.

Você já sofreu bullying?
Nunca sofri. Já teve história de me zoarem até um ponto em que eu achei sem noção, pedi pra parar e pararam. Eu reconheço que também já fiz brincadeiras desse tipo, não vou ser hipócrita, mas assim que o cara veio reclamar comigo, eu parei.

O que você acha que diferencia brincadeira do bullying? 
O respeito. A partir do momento em que se caracteriza uma brincadeira, ali há uma zona de respeito, uma fronteira. Quando passa desse limite, e continua, vira bullying, porque você começa a ofender.

Como é a reação do público em relação às atitudes do Orelha?
A galera fala que não aguenta o Orelha. Na rua o pessoal pede pra eu parar de encher o saco do Rafa, me chamam de mala. Teve até parente meu que já ficou com raiva do personagem, esqueceu que era eu ali. Essas atitudes são coisas que eu, David Lucas, odeio. Se eu convivesse com o Orelha, com certeza já teria me desentendido com ele várias vezes. O Orelha é um exemplo a não ser seguido. Como é a relação com seus pais, na vida real? Desde pequeno, eles sempre me orientaram a contar as coisas pra eles. Não pode ter medo, os pais estão ali pra isso. Não tente fazer justiça com as próprias mãos, chame ajuda de gente de cima, seus pais.

A ausência dos pais do Orelha pode ser entendida como razão para as atitude dele?
De certa forma, sim, mas ele é um cara que pratica um re-bullying. Ele sofreu muito quando era pequeno, era muito zoado, e agora, que cresceu, fica querendo descontar nos outros. Eu vejo que o problema do Orelha é mais por isso. A forma dele se defender é atacando.

Quais lições, como ator, você tem aprendido em Malhação?
Eu tenho aprendido muito. Entrar num set, cheio de gente, e gravar 15 cenas com todo mundo te olhando é muito esquisito. Pra mim, que nunca tinha feito um personagem com características ruins tão aguçadas, isso é novidade. Mesmo eu sendo ator, sabendo diferenciar realidade da ficção, é uma carga. Na cena do TV de Vingança, quando o Orelha leva um baque (vídeos acima), eu passei mal de verdade. Tiveram que parar a gravação, eu me recompus, e depois voltei.

0 Comentario "David Lucas sobre bullying: 'Não tente fazer justiça com as próprias mãos'."

Postar um comentário




SEGUE NOSSO BLOG



POSTAGENS MAIS ACESSADAS